0

Os principais problemas digestivos do cão

13 de novembro de 2010.

cachorro O longo trajeto pelo qual passa o alimento da boca até o intestino nem sempre é uma viagem tranqüila. No meio do caminho, dezenas de doenças podem atrapalhar a digestão. E todas com sintomas parecidos. Ainda assim, o dono pode ajudar no diagnóstico médico. Basta prestar atenção no comportamento do bicho.
"O relato detalhado levanta suspeitas que serão checadas com exames", explica a veterinária Tânia Parra, que também é professora da Universidade Metodista em São Paulo. "Principalmente nos casos graves, essa ajuda é essencial."
Descubra agora quais são os problemas mais comuns do sistema digestivo canino e saiba como agir em cada caso.

1. BOCA

Problema - Podem existir problemas periodontais, comuns em animais de meia-idade. O mais comum é o tártaro, que tem como conseqüência a gengivite.
Sintomas - O cão apresenta dificuldade para mastigar. Por isso evita alimentos sólidos, além de comer menos e mais devagar. Pode apresentar ainda sangramento na gengiva.
Tratamento - O veterinário vai analisar a extensão do quadro. A solução pode variar da simples retirada do tártaro até a extração do dente.

2. ESÔFAGO

Problema - Aqui a ameaça é o megaesôfago, distúrbio que pode ser congênito ou resultante de problemas neuromusculares. Causa a dilatação do esôfago e impede o movimento dos músculos da região.
Sintomas - Regurgitação e emagrecimento. Os alimentos ficam depositados no esôfago e irritam sua mucosa. Por isso são devolvidos ainda não digeridos. E, como desse jeito os nutrientes não são aproveitados, o bicho perde peso.
Tratamento - Se o diagnóstico de megaesôfago for confirmado, o animal vai exigir cuidados especiais. Isso significa que precisará ser alimentado aos poucos e seguir uma dieta pastosa.

3. ESTÔMAGO

Problema - Gastrite, a irritação da parede estomacal.
Sintomas - Vômito, às vezes expelido com sangue, e falta de apetite. Alimentos contra-indicados para os cães podem causar essas reações. "É a chamada síndrome da segunda-feira. Depois de abocanhar sobras de churrasco no final de semana, o animal é levado doente ao veterinário", descreve Rodrigo Gonzalez, professor de veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Outros agressores são os antiinflamatórios receitados para seres humanos, que podem causar úlceras nos cães.
Tratamento - Dieta branda e um medicamento protetor da mucosa gástrica receitado pelo veterinário.

Problema - Ingestão de corpos estranhos.
Sintomas - Falta de apetite e vômito.
Tratamento - O veterinário fará exames de raio-X e ultra-som para descobrir onde o objeto está preso. Ele pode ser retirado por meio de endoscopia ou até cirurgia.

4. INTESTINO

Problema - Verminose.
Sintomas - Alteração na consistência das fezes. Em um estágio avançado, o animal poderá eliminar os próprios vermes.
Tratamento - O veterinário pedirá exames de fezes para descobrir o tipo de verme e indicará um remédio específico.

Problema - Parvovírus canino. Atinge cães com menos de 1 ano que não foram vacinados contra essa infecção. O vírus destrói a mucosa intestinal.
Sintomas - Vômito, diarréia com odor forte e rejeição dos alimentos. Se não tratada, a doença costuma matar.
Tratamento - O cão precisa ficar internado de dois a quatro dias para ficar em jejum e receber hidratação.

Fonte: Saúde! É Vital

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir