0

Como manter seus pets saudáveis

8 de maio de 2012.

Staffordshire terrier and cat Quem tem um animal de estimação sabe que para que eles estejam sempre saudáveis, a atenção e o cuidado constantes são indispensáveis. Afinal, criar um cão ou um gatinho é quase como cuidar de um bebê: já ao nascer, eles precisam do leite materno para que seu sistema imunológico comece a criar resistências. Depois dos primeiros 40 dias, prepara-se o ciclo de vacinação, uma vez que, nessa fase, ocorre o declínio das defesas naturais.

“Assim como o ser humano, os animais não têm defesa própria contra uma série de doenças. Isso não significa que eles vão, necessariamente, ficar doentes ou morrer se não tomarem a vacina, mas, podendo-se prevenir, por que arriscar sua saúde?”, questiona o Dr. Alexandre Satoshi Sano, diretor da Sociedade Paulista de Veterinária.
Não custa nada ficar de olho no calendário de vacinação obrigatória.

Aos 40 dias, é dada nos cães a primeira dose da vacina múltipla (V8 ou V10), que deve ser repetida mais duas vezes, com o intervalo de um mês entre cada uma, a qual protege os cães contra diversas doenças, entre elas, a hepatite e a leptospirose. Nos gatos, a primeira dose da quíntupla felina é aplicada aos 60 dias e repetida um mês depois, e a proteção é contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, clamidiose e leucemia felina.

“Não são só os animais que correm risco quando não vacinados - seus donos também. Para evitar zoonoses (doenças passadas dos humanos para os animais e dos animais para os humanos) como a leptospirose e, a mais conhecida e comum de todas, raiva, também é necessária a vacinação do animal”, orienta Alexandre.

A repetição da vacina antirrábica é anual e a primeira dose deve ser aplicada aos três meses nos gatos e aos quatro meses nos cães. Geralmente, as campanhas de vacinação gratuita contra a raiva, promovidas pelo Ministério da Saúde, acontecem no segundo semestre.

E enquanto o filhote não for vacinado, o ideal é que ele nem sequer saia de casa, pois o contato com animais adultos, já imunes, pode causar problemas. Em São Paulo, é possível descobrir se há um posto de saúde animal em sua região ligando para o número 156. Zele pela saúde do seu bicho e não deixe de vaciná-lo!

Original: Portal Vital

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir