A origem do Terrier Brasileiro, mais conhecido como Fox Paulistinha, tem várias versões:
Uma delas é que tenha sido originário do cruzamento do Fox Terrier Pêlo Liso com Jack Russel e acasalamentos com cães brasileiros. Isso, porque, no início do século, filhos de fazendeiros iam estudar em universidades européias. Voltavam casados e suas mulheres traziam cães do tipo terrier de pequeno porte que eram deixados nas fazendas e se acasalavam com cães brasileiros.
Surgiu, então, uma nova raça, cujo fenótipo fixou-se após algumas gerações. Com o desenvolvimento das cidades, os fazendeiros junto com suas famílias foram atraídos para os centros urbanos. Em São Paulo, o cão ficou conhecido como Fox Paulistinha.
Outra versão sustenta que os ancestrais do Terrier Brasileiro teriam sido cães da raça Fox Terrier, que vieram junto com os portugueses e holandeses durante o período inicial de colonização. Para confirmar esta tese, seus defensores chamam a atenção para o aspecto físico bastante semelhante entre o Terrier Brasileiro e o antigo Fox Terrier.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
- Possuem entre 32 e 40 cm (machos adultos) e 30 a 38 cm (fêmeas adultas) na cernelha*.
- O peso do Fox paulistinha fica entre 8 e 10 quilos.
- Possuem uma coloração com fundo branco predominante com marcações em preto (mais comum), azul ou marrom. As seguintes marcações típicas e características devem estar presentes: marcação castanha acima dos supercílios, nas faces laterais do focinho e na face interna e borda das orelhas. Essas marcas poderão estar presentes em outras partes do corpo na passagem do branco para o preto.
- Na cabeça, possui uma máscara preta, marrom ou cinza.
- As orelhas são pendentes e no formato triangular.
- Possuem cauda íntegra, porém em determinadas linhagens podem nascer com cauda curta ou até mesmo sem cauda.
- Esta raça de cão não apresenta tendência para o desenvolvimento de patologias, porém deve haver o cuidado padrão com a higiene do cão, principalmente, no controle de pulgas e carrapatos.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O fox paulistinha é um cão independente.
- Possui um comportamento marcado pela alegria e agitação.
- É um ótimo cão para crianças, pois adoram participar de brincadeiras.
- Muito ágil e inteligente.
- O adestramento desta raça de cão é feita de forma rápida e tranquila.
- Com a família mantém um comportamento tranquilo e carinhoso, porém estranham muito a chegada de estranhos.
- Por serem muito observadores, são ótimos para fazer o papel de cães de guarda e alerta. São também indicados como cães de companhia.
existe o fox paulistinha todo preto com as patas brancas ??
ResponderExcluir