0

Como socorrer seu animal em casos de emergência

16 de setembro de 2011.

A-287-0121 Cães e gatos podem se colocar em situações perigosas e sofrer acidentes que precisam de cuidados imediatos. E, assim como em todos os casos de emergência, quanto antes forem socorridos melhor. É importante saber que cada tipo de problema tem a maneira mais indicada para ser tratado, por isso, vamos comentar caso:

  • Convulsões

Animais, do mesmo modo que as pessoas podem ser epiléticos ou ter convulsão motivada por alguma doença. Diferente das pessoas, você não precisa se preocupar em não deixar a língua enrolar, pois isso não acontece, e se acontecer, não causará sufocamento. Concentre-se mais em evitar escoriações. Coloque o animal em cima de um tapete ou colchão e faça carinho nele. Convulsões epiléticas duram alguns minutos e passam, mas podem ser frequentes. Se for a primeira vez, vá ao seu veterinário de confiança. Se seu animal já estiver em tratamento, siga as orientações médicas.

  • Choques elétricos e desmaios

Massageie o tórax. Se a respiração estiver muito fraca, abra boca e vá dando umas puxadas na língua. Faça isso dentro do carro, a caminho da clínica. Não perca tempo!

  • Picada de insetos

Se o seu animal aparecer com pálpebras, focinho e boca inchados, ele pode ter sido picado por marimbondos ou formigas que vivem em seu quintal e vai precisar tomar injeção de antialérgico urgente.

  • Queimaduras

Água gelada ou compressa com gelo são indicados para este tipo de acidente. Lembre-se: perto do fogão não é lugar nem de criança nem de bicho.

  • Engoliu um objeto

Moedas, bolinhas de borracha, bolinhas de gude, agulhas, linha de costura, etc. Calma, nem tudo está perdido e normalmente isso acaba bem. Por incrível que pareça, a pior coisa que um animal pode engolir destas todas citadas acima é a linha, que faz um estrago muito pior do que a agulha. Se você tiver em casa óleo mineral, pode dar algumas colheradas. Se não tiver, use azeite mesmo, que também lubrifica o trato gastrintestinal.
Desnecessário dizer que é preciso procurar um veterinário o quanto antes.

  • Atropelamentos

Isso pode variar de apenas alguns arranhões a sérias fraturas e hemorragias. O importante é dizer que você deve primeiro colocar uma focinheira no animal atropelado. Como já disse antes, a dor pode o levar a morder. Depois, para evitar movimentos bruscos, abra uma coberta no chão, coloque o paciente em cima dela e, com todo o cuidado, duas pessoas devem segurar a coberta pelas pontas, improvisando uma maca. Daí é direto para a clínica. Mesmo traumas aparentemente leves devem ser examinados e medicados, pois alguns problemas como edemas e hemorragia interna podem demorar a dar sinais.

  • Envenenamento

Se você percebeu ou desconfia de um envenenamento por comprimidos ingeridos por acidente ou mesmo veneno de rato pode ser benéfico induzir o vômito o quanto antes. Entupir o animal de leite pode não ser a melhor alternativa. Fazê-lo beber água com bastante sal de cozinha é útil e provoca vômito, que diminui a absorção das toxinas. Cuidado para não exagerar e sufocá-lo. Após a tentativa do sal, quem tiver em casa carvão mineral pode diluir em água e também fazê-lo beber, já que o carvão absorve toxinas. Faça tudo isso, mas não perca tempo, corra logo ao primeiro veterinário disponível!

  • Crise de tosse

Aqueça o animal e obrigue ao repouso. Deixe-o um pouco no banheiro com o chuveiro elétrico ligado para que ele respire o vapor. Se não resolver, já sabe: veterinário.

  • Cortes ou mordeduras

Ferimentos perfurantes, como cortes em vidros ou metais e mordidas de outros cães ou gatos, podem provocar hemorragias e infecções.

Se o machucado for pequeno e aparecerem apenas algumas gotinhas de sangue, limpe e aplique um antisséptico, como água oxigenada ou iodo.
Se for grande e/ou estiver sangrando muito, tente manter a sua calma e a dele.
Coloque seu companheiro em um lugar limpo e fresco, se possível enfaixe e comprima suavemente a região. Evite a movimentação dele, transmita calma e segurança e corra ao veterinário. Qualquer tipo de ferida perfurante vai exigir uso de antibióticos específicos, aplicados ou receitados pelo veterinário. Desprezar este cuidado pode ser um erro e dias depois podem aparecer os chamados abscessos, que são acúmulos de pus debaixo da pele.

Nem todas as feridas perfurantes requerem pontos. Normalmente, pontos só são feitos com o animal anestesiado ou sedado e em ferimentos recentes. Ao examinar, o veterinário fará a avaliação do que é preciso.

  • Corpo estranho preso na boca

Se você percebeu algo estranho preso na boca do seu amigo, pense duas vezes antes de pôr a mão lá, pois ele pode morder devido à dor. Segure as patas para que ele não piore a situação cutucando o ferimento e vá até a clínica. Pode ser necessária sedação para tirar o objeto de lá.

Não se esqueça: 
Quando falamos em primeiros socorros, sabemos que existe a necessidade dos segundos socorros que devem ser realizados pelo seu veterinário de confiança o quanto antes.

Fonte: BBel

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir