0

Estudo indica que tubarões podem enxergar apenas uma cor

22 de janeiro de 2011.

tubarao Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Oeste da Austrália indica que tubarões talvez enxerguem apenas uma cor. O estudo vai de encontro a antigas evidências que apontam que tubarões eram atraídos pela cor amarela. As informações são do site da revista New Scientist.

De acordo com registros da Marinha dos Estados Unidos, datados da década de 1970, testes com coletes salva-vidas de três cores apontaram preferência dos tubarões pela cor amarela. Os animais atacaram diversas vezes um colete amarelo na superfície da água, enquanto um colete vermelho foi poucas vezes visado e um preto foi atacado apenas duas vezes.

Os pesquisadores, neste novo estudo, descobriram que tubarões possuem apenas um tipo de célula cone, que são as responsáveis pelos olhos enxergarem cores, e esta célula dos tubarões seria incapaz de enxergar mais de uma cor.

A equipe analisou as retinas de 17 espécies de tubarão que vivem em Queensland e na Austrália Oriental, regiões do país. Dez delas não possuíam células cone, portanto enxergam apenas preto e branco, e as outras sete possuíam apenas um tipo, sensível a apenas uma cor, verde.

Os resultados são considerados surpreendentes em uma perspectiva evolutiva. Tubarões são os mais antigos parentes dos primeiros vertebrados com mandíbulas, e isso faz com que os cientistas esperem que eles possuam uma visão primitiva. Mas acredita-se que algumas espécies parentes próximas às arraias possuam células cone múltiplas, que os torna capazes de enxergardiversas cores.

Outros animais aparentemente também possuem apenas uma célula cone, que os faz apenas enxergar a cor verde: baleias, golfinhos, e focas entre eles.

Fonte: noticias.terra.com.br

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir