0

Equipe de cientistas quer tentar clonar mamute

22 de janeiro de 2011.

Boneco representa mamute em cidade da Alemanha. (Foto: JCD/Creative Commons) Uma equipe de pesquisadores do Japão, da Rússia e dos EUA tentará gerar um filhote de mamute por meio de clonagem, informa o jornal japonês “Yomiuri Shimbun”. Se tudo correr como planejado, a espécie, que desapareceu da Terra há mais de 10 mil anos, pode ser “ressuscitada” em 5 ou 6 anos, de acordo com os cientistas.

Para conseguir o feito, núcleos de células de mamute serão inseridos em óvulos de elefante cujos núcleos foram removidos para criar um embrião. Este, então, será colocado no útero de um elefante. "Os preparativos para realizar este objetivo têm sido feitos", aponta Akira Iritani,líder da equipe e professor da Universidade de Kyoto.

Os cientistas pretendem usar tecidos de uma carcaça de mamute preservada em um laboratório russo. A técnica para extrair o DNA das células congeladas já foi desenvolvida. Em três ocasiões anteriores, a equipe obteve pele e tecido muscular de mamute em bom estado, retirado de permafrost (solo permanentemente congelado) da Sibéria.

No entanto, os núcleos das células foram danificados por cristais de gelo, inutilizando-os. Por isso, planos anteriores de clonagem foram abandonados.

Em 2008, ainda segundo o “Yomiuri Shimbun”, um centro de pesquisa de Kobe, também no Japão, conseguiu, pela primeira vez no mundo, clonar um rato a partir de células que tinham sido guardadas num congelador por 16 anos. A técnica será usada como base para a clonagem do mamute.

A geração de um bebê mamute pode ser útil para entender como a espécie foi extinta.

Fonte: G1

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir