O coala (nome científico: Phascolarctos cinereus) é um mamífero da família Phascolarctidae, de pelo cinza e branco que vive no Sudeste e Nordeste da Austrália.
Em alguns países, as pessoas acreditam que coalas são ursos. Na realidade, embora sejam igualmente fofos, são marsupiais, como os cangurus - seus vizinhos australianos.
Filhotes:
Ao nascer o filhote pesa apenas 0,5 g e tem menos de 20 mm de comprimento. O corpo é desprovido de pêlos, cor-de-rosa e cheio de vasos sanguíneos; os olhos e os ouvidos ainda estão fechados; a boca, as narinas e as patas posteriores são apenas um esboço. Somente as patas anteriores são suficientemente robustas para lhe permitir executar sozinho o trajeto até a bolsa ventral da sua mãe e ali permanecer agarrado a uma das duas mamas.
Por volta dos cinco meses e meio, a cria começa a sair do seu tranqüilo abrigo, mas não se afasta muito da mãe e, ao primeiro sinal de perigo, torna a entrar ou então emite uma espécie de vagido.
Aos 6 meses, o coala está coberto de pêlos, mede cerca de 20 cm e pesa entre 400 e 500 g. Durante os primeiros meses de vida, o regime alimentar do coala é muito especial: ele consome uma papa que é constituída de folhas de eucalipto pré digeridas que sai do intestino da mãe.
A permanência fora do refúgio vai aumentando e, aos 8 meses, torna-se definitiva. A partir daí, o jovem só enfia a cabeça no marsúpio quando tem de mamar. Durante as peregrinações noturnas, a mãe ainda o transporta sobre o dorso.
Com cerca de 1 ano de idade, o filhote está completamente desmamado. Caso se trate de uma fêmea, só irá se afastar da mãe quando for à procura de um território próprio. Mas se for macho, será expulso na época reprodutiva pelo macho residente.
Estes animais australianos possuem uma complexa personalidade social e vivem em grupos. Em cada comunidade, existe um macho dominante. Além disso, cada coala tem sua própria árvore - é por essa razão que, sempre que as florestas são destruídas para dar lugar à urbanização, muitos deles ficam sem moradia.
Coalas se comunicam entre si à distância. Os sons que eles emitem também são usados para expressar posição social, dominação e, por vezes, agressividade. Já as mamães "conversam" com seus filhotes por sons carinhosos.
Coalas passam a maior parte do tempo dormindo. Usam a energia poupada durante o sono para pular de árvore para árvore enquanto se alimentam de folhas de eucalipto. Além disso, são notívagos.
Coalas são um dos maiores símbolos da Austrália, tornaram-se uma marca do continente. No entanto, há sérias ameaças à sobrevivência desses animais fofinhos em sua própria casa. O impacto da urbanização, os ataques de outros animais (como cães domésticos) são apenas algumas causas do declínio da população.
Mais curiosidades:
• O coala é um ótimo nadador, atravessa rios para sobreviver forte inundação.
• Ironicamente muitos coalas são mortos nos santuários correndo atrás dos carros dos visitantes.
• Um coala recém-nascido é do tamanho de um feijão
• O coala nunca bebe água. Enquanto ele é filhote, a água de seu corpo vem do leite de sua mãe. Quando ele já é maior, ele come folhagens, brotos de eucalipto e folhas. Esses alimentos são ricos em água e satisfazem as necessidades do coala adulto.
• Um coala adulto pode comer até 1 kg de folhas diariamente.
• Existem mais de 100 espécies de eucaliptos na Austrália, mas o coala só se alimente de três deles. Esta é a razão da dificuldade em manter o coala vivo em zôos e santuários, difícil tarefa de encontrar suficientes folhas de eucaliptos da espécie correta.
• O coala não sobrevive sem uma dieta de folhas de eucalipto.
Fontes: R7/Wikipédia/saudeanimal.com.br
Deixe seu Comentário:
Postar um comentário
Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet