0

Morcegos possuem sensores de voo naturais, dizem cientistas

21 de junho de 2011.

Voo de morcego pode ajudar a desenvolver aeronaves melhores (Foto: AFP Photo / via BBC) Pequenos pelos nas asas dos morcegos ajudam esses animais a controlar seus voos, segundo um estudo publicado na edição desta semanda da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

De acordo com a líder do estudo, a neurocientista Susanne Sterbing-D’Angelo, da Universidade de Maryland, esses pêlos agem como “sondas Pitot”, que em aeronaves tiram informações do fluxo de ar no exterior do avião para orientar os pilotos. Da mesma maneira, essas estruturas tiram informações do ar, como velocidade e orientação, que são processadas no cérebro dos animais.

A equipe de Sterbing-D’Angelo primeiro analisou a atividade cerebral de morcegos quando esses pelos eram estimulados por fluxos de ar. Depois, para testar, treinaram os animais para voar por uma sala com obstáculos. Por último, rasparam os pelos para ver como eles se comportavam.

Sem as estruturas, os animais apresentaram dificuldade de voo: eles não desviavam com a mesma eficiência nem voavam tão rápido.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ser usada para melhorar a engenharia de vôo de aeronaves e helicópteros.

Fonte: G1 Ciência e Saúde

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir