2

Coelho de estimação como presente de Páscoa… Que tal?

18 de março de 2011.

Rabbit Quer fugir do tradicional ovo de chocolate nesta Páscoa? Você já pensou em dar para os seus filhos um coelhinho de verdade, saiba que esta opção é possível.
Em algumas petshops, a venda de coelhos chega a triplicar na semana anterior à festa.

Gostou da ideia?
Então tire suas dúvidas sobre este diferente animal de estimação.

  • A casinha

rabbit1 Os coelhos domésticos são animais que podem viver tanto em casa quanto em apartamento. Normalmente, não exigem grandes espaços para criá-los, mas precisam que o local seja utilizado de maneira adequada. Os coelhos podem ficar em gaiolas médias - basta que ela tenha uma "toca" para que ele se "esconda" quando não quiser se expor ou preferir descansar sem ser incomodado. Segundo o médico veterinário Danilo Kluyber, mesmo os animais que vivem em gaiolas precisam de algumas horas do dia soltos para se exercitarem e explorarem lugares novos. Mas são necessários alguns cuidados para evitar que eles roam objetos da casa.

  • Higiene e alimentação

comida pra coelho A gaiola  em que o animal vive deve ser higienizada diariamente e o substrato utilizado (serragem) precisa ser trocado. "Alguns coelhos podem aprender a fazer suas necessidades em um local ou apenas dentro da gaiola. Mas quando soltos pela casa, certamente irão deixar seus 'rastros' por onde andarem", alerta o veterinário. Quanto à alimentação, os coelhos necessitam de uma dieta com alto teor de fibra. No mercado, há boas marcas de rações que suprem todas as necessidades nutricionais do animal, considerando que a maior parte da sua alimentação deve ser de folhas e frutas, feno e ração.

  • A relação com o bichinho

Getty Images O coelho é um animal muito sociável com seu dono e, assim como um gato ou cachorro, também pede atenção e carinho. Deve-se evitar carregá-lo no colo em dias muito quentes, pois os bichinhos são muito sensíveis ao calor e podem desidratar.

  • Raças mais conhecidas

· Mini Lop: suas principais características são as orelhas caídas e pelagem de comprimento médio. É, sem dúvida, uma das raças preferidas por não soltar muitos pelos.Mini Lop· Fuzzy Lop: parecido com o Mini Lop, a diferença é que sua pelagem é longa. Também possui suas orelhas caídas. Precisa de cuidados maiores por sua pelagem longa.Fuzzy Lop· Mini-Holandês: possui pelagem de tamanho médio e normalmente apresenta coloração branca com manchas ou listras em outras cores.Mini-Holandês· Mini-Rex: possui suas orelhas em pé e uma pelagem bem curta, como uma camurça.Mini-Rex· Lion Head: possui orelhas mais curtas em pé, cabeça um pouco menor, pelagem como uma juba de leão e uma "saia" traseira. Lion Head

  • Cuidados especiais

· Coelho não toma banho, nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá. Segundo o veterinário Márcio Ranamura, caso você precise limpar o bichinho, você pode usar um paninho umedecido com água-morna. "O segredo é sempre deixar a gaiola do coelho muito limpa. Além disto, o bichinho precisa tomar sol todos os dias", explica o veterinário.

· Só deixe macho junto com fêmea quando quiser que reproduzam. Do contrário, ele tentará acasalar o tempo todo - e o casal pode brigar ou se reproduzir em demasia.

· Nunca carregue o coelho pelas orelhas, pois pode causar distensões ou mesmo fraturas.

· Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos.

  • Preços

O preço de um coelho varia de R$ 30 a R$ 70. Normalmente, os de raças são os mais caros.

Fonte: MdeMulher

2 comentários:

  1. e as receitas para cozinha-los depois?

    ResponderExcluir
  2. Que gostosos! Me apaixonei pelo Mini Lop e pelo Lion Head! Será que esses são muito caros? Ou assustados?... São lindos demais! *-*

    ResponderExcluir

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir