Resfriado, alergia a pulgas, ansiedade...
Aprenda a tratar esses e outros problemas com remédios naturais!
1. Acabe com qualquer tipo de sarna
Remédio natural: melão-de-são-caetano(ou melão amargo)
Antes de usar essa receita tenha certeza de que é sarna mesmo. Fungo, alergia e outras doenças de pele também causam queda de pelos. Se for sarna, diariamente, por três semanas, dê um banho normal no bicho, seque com uma toalha e aplique o suco puro do melão. Deixe agir por 10 minutos (ele não pode lamber, é tóxico!), enxágue bem e seque.
2. Aumente a resistência do seu pet
Remédio natural: aveia
Se ele estiver doente, misture na ração entre 1 e 2 col. (café, chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do cão), ou até 1 col. (chá) se for um gato. Mas se ele está dodói do aparelho digestivo, a aveia pode dar diarreia! Nesse caso, use o chá das folhas.
3. Acabe com cólicas e desintoxique seu animal
Remédio natural: água de arroz e chá de erva-doce
A água de arroz ajuda a desintoxicar e o chá alivia cólicas. Lave arroz cru (use de cada vez um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce, que alivia as cólicas.
4. Para acalmar bichos que ficam sozinhos
Remédio natural: folhas de maracujá (passiflora)
Numa panela sem tampa, ferva por 10 minutos de 3 a 5 g de folhas de maracujá em 250 ml de água. Quando esfriar, misture esse chá na água que o animal bebe.
5. Espantar pulgas e carrapatos
Remédio natural: arruda
Prepare uma infusão com 20g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e use como a última água de enxágue após o banho normal. Deixe secar naturalmente. Galhos da erva-de-santa-maria sob a cama deles agem como repelente.
6. Cicatrização mais rápida para pequenos machucados
Remédio natural: couve
Coloque uma folha de couve macerada sobre Coloque uma folha de couve macerada sobre o ferimento. Mas, se ele insistir em comer o curativo, use o plano B: deixe a couve pra lá e misture 1 parte de tintura de calêndula em 2 partes de água fervida e filtrada e passe no machucado de três a quatro vezes ao dia.
7. Aliviar sintomas de gripes, resfriados e tosses
Remédio natural: guaco
O veterinário já deu o diagnóstico? Então prepare o xarope: ferva 6 folhas picadas de guaco em ½ litro de água, coe, misture o suco de 1 limão e adoce com 3 col. (sopa) de mel puro. Dê 1 col. (de chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do bicho), de três a quatro vezes ao dia.
Como fazer o sabão antipulgas e carrapatos
Coceira, feridas na pele, fezes com vermes. Esses são alguns dos sinais de que seu cão ou gato é vítima de pulgas e carrapatos. Em um simples passeio no parque, seu amigo pode voltar se coçando.
Saiba que é possível se livrar dessas pragas e ainda deixá-lo blindado contra futuros ataques com uma solução caseira: o sabão de Neem. Ele é feito com uma planta que repele pulgas e carrapatos naturalmente.
Conheça melhor o Neem, que afasta pulgas e carrapatos
. O óleo é retirado da árvore Azadirachta indica, da família do mogno.
. Possui uma substância que mata insetos em geral.
. É vendido como sabão em barra, sabonete líquido e óleo puro ou diluído.
. Pode ser usado em pessoas e animais de sangue quente (menos peixes, répteis, insetos...).
. Dá para colocar na ração, usar no banho ou aplicar no dorso do animal.
. Se a infestação for grande, borrife o bicho e a casa com óleo puro, além de dar banho no bicho com o sabão.
Veja a seguir a receita do sabão de Neem, para acabar com o coça-coça do seu bicho de estimação.
Ingredientes
. 1 barra (200 g) de sabão glicerinado
. 20 ml de óleo de Neem (encontrado em casas de jardinagem)
. 10 gotas de óleo essencial de cravo, citronela ou eucalipto
Modo de preparo
Em banho-maria, amoleça o sabão até ficar cremoso. Retire do fogo e esfrie até atingir 40ºC (meça com um termômetro). Adicione os óleos, mexa bem, ponha em forminhas e leve ao freezer por 20 minutos.
Fonte: mdemulher
Alguém já usou o sabão de Neem ou a arruda para carrapato??? Quero saber da eficácia. Um abraço.
ResponderExcluir