1

Raça do mês: Dogue Alemão

1 de fevereiro de 2011.

dogue alemao Também conhecido como Dinamarquês, "Grand Danois" e Grande ou Gigante Dinamarquês, é uma raça canina que pertence à categoria dos molossóides, tendo sido criado para a caça ao javali.
E apesar de ser conhecido como Dinamarquês, não é originário da Dinamarca, mas da Alemanha.
A raça ficou conhecida mundialmente durante 1º guerra, onde era usado como cão patrulheiro dos soldados alemães. Teve seu desenvolvimento final no século passado onde foram atribuídas as características e o nome oficial da raça.
Hoje em dia é comumente criado para a guarda e a companhia.

Aparência

42-16572816 - Sua aparência nobre é uma combinação de força, elegância e majestade, com um corpo bem formado, alto e forte.
- É um cão gigantesco, com os machos possuindo no mínimo 80 cm de altura, e as fêmeas 72. É desejável, entretanto, que esse limite seja superado.
- O corpo é quadrado, forte e musculoso.
- Sua pelagem é curta, grossa e brilhante, podendo apresentar-se nas cores dourado, rajado, azul, preto e arlequim.
- A cabeça é longa e estreita, com crânio e focinho de mesmo comprimento.
- As orelhas  tem inserção alta, de comprimento médio, caídas, com as bordas anteriores rente as faces. As operadas são de comprimento e largura proporcionais, portadas eretas e simétricas.
- O nariz é preto, exceto nos arlequins, que podem apresentá-lo despigmentado.
- Os olhos são de tamanho médio e escuros, exceto nos arlequins, que podem possuir um ou dois olhos azuis.
- Os membros anteriores são fortes e retos, possuindo pés de tamanho médio, com dedos bem arqueados. Já os membros posteriores são largos, paralelos e com angulação moderada.
- A cauda é larga na base, afinando-se em direção à ponta.

Temperamento

dogue_alemao - Apesar de todo seu tamanho, seu temperamento é extremamente equilibrado e não se mostra um cão agressivo. Adora crianças e convive muito bem com outros cães.
- Tem uma noção muito forte de territorialidade. Ele considera "seu território" todo e qualquer lugar onde esteja seu dono, seja uma casa ou mesmo um carro. No entanto, ele só dá o alarme, latindo sem atacar, a não ser que haja uma reação mais agressiva por parte do intruso.
-O adulto é normalmente calmo, sendo muito amistoso com os conhecidos, porém desconfiado com os estranhos.
- Como foi também usado como cão boiadeiro no passado, é usado como cão de guarda com sucesso, protegendo os donos.
- Em casos de desvio de temperamento, podem ser demasiadamente medrosos.
- É um ótimo cão de família porque possui um temperamento estável, calmo e gentil. Desenvolve uma excelente relação com as crianças de todas as idades.
- Aos doze meses pode já ter alcançado o seu tamanho de 100 cm de altura, porém, só estará completamente maduro por volta dos vinte e quatro meses. Por este motivo, não se deve esperar do dogue alemão um comportamento adulto antes deste tempo.

Curiosidades

- A raça ganhou fama através dos desenhos do Scooby Doo mas, as semelhanças entre o desenho e o animal ficam somente na aparência física. No temperamento, o Scooby Doo em nada lembra o "Apolo dos Cães". Segundo o criador do personagem, Iwao Takamoto, ele o fez exatamente como o oposto de um Dogue Alemão campeão. O personagem é medroso e assustado, o Dogue Alemão não. Ele sabe se impor quando necessário.
- Atualmente, é um Dogue Alemão que está no Guinness World Records como o maior cão do mundo. Ele se chama Giant George, ou Gigante George, de 5 anos que mede 1,10 m do chão às costas (2,2 metros em pé). george

Fonte: dogalemao.com.br/portalsaofrancisco.com.br

Um comentário:

  1. Coisa mais linda! Meu sonho de consumo é ter uma dogue arlequim chamada Nina. =)
    É a raça de cachorros mais linda do mundo!

    ResponderExcluir

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir