0

Qual animal tem o leite mais nutritivo?

13 de janeiro de 2011.

leite de ovelha É claro que o melhor para cada filhote é o produzido por sua própria espécie, mas, se a gente considerar o teor de proteína, o leite de ovelha é o mais poderoso.

Isso, claro, entre espécies que têm a bebida extraída em escala comercial para o consumo humano. A definição de maior valor nutritivo também é relativa. Nós destacamos a proteína pois esse é o nutriente mais importante que o leite oferece. Mas, para quem está numa dieta brava, por exemplo, um leite com menos gordura e calorias poderia ser a melhor opção nutricional.

Na tabela abaixo, a gente compara várias substâncias presentes na bebida produzida por cinco espécies. O quadro acaba derrubando alguns tabus, como o de que o leite de cabra é mais nutritivo que o de vaca.

"O que ocorre é que o leite de cabra tem características interessantes para dietas especiais. Ele tem, por exemplo, glóbulos de gordura menores, que tornam mais fácil sua digestão", afirma Júnio César de Paula, pesquisador do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, de Minas Gerais.

Bebida Reforçada

Leite de ovelha tem muita proteína e minerais, mas também é o campeão de calorias

  • PROTEÍNA*

Ovelha - 4,5
Vaca - 3,4
Búfala - 3,6
Cabra - 2,9
Humano - 1,0

Apesar do terceiro lugar neste ranking, o leite de vaca tem proteínas com muitos aminoácidos essenciais para o consumo humano

  • GORDURA*

Ovelha - 7,4
Vaca - 3,7
Búfala - 7,4
Cabra - 4,5
Humano - 3,8

Por causa da quantidade de gordura, o leite da ovelha e o da búfala são os que têm mais calorias: 103,8 kcal** (ovelha) e 104,2 (búfala)

  • LACTOSE*

Ovelha - 4,8
Vaca - 4,8
Búfala - 5,8
Cabra - 4,1
Humano - 7,0

A lactose é o principal açúcar presente no leite. É o único quesito em que o leite humano é campeão, batendo fácil os outros concorrentes

  • MINERAIS*

Ovelha - 1,0
Vaca - 0,7
Búfala - 0,8
Cabra - 0,8
Humano - 0,2

O leite humano tem bem menos minerais, o que explica, em parte, por que a gente não se desenvolve fisicamente no mesmo ritmo dos outros animais

* % da composição média do leite
** Kcal/100 g

Fonte: ME

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir