3

Dicas para um banho nota dez!

23 de dezembro de 2010.

banho Você já deve ter presenciado a cena de um cãozinho fugindo do banho... Também pudera, muitos donos acreditam que dar banho no cachorro é um processo automático. Colocam o coitado embaixo da torneira, esfregam bastante sabão nele e pronto! É só deixá-lo ao sol para secar.

A veterinária Gisele do Carmo, do Quattro Zampe Pet Shop, de São Paulo (SP), explica que esse tipo de higiene é bem desagradável para o animal. "O banho deve ser cercado de cuidados. Usar um xampu próprio para cachorro e tampar o ouvido para não provocar infecção são duas regras básicas para evitar problemas", diz.

  • Cuidado com as orelhas

Comece limpando delicadamente a orelha do cachorrinho usando um pedaço de algodão. A limpeza deve ser superficial para não machucar a região. Faça um rolinho de algodão - de preferência parafinado - e tampe os ouvidos do animal. Isso evita que a água entre no ouvido e cause uma infecção.
Converse docemente com o bicho, para diminuir o estresse.

  • É hora da espuma!

Espalhe o xampu no corpo todo e esfregue-o com uma esponja macia. Dê atenção especial para as patas e a região embaixo do rabinho.
Use sabão veterinário, nunca produtos humanos.

  • Água e mais água

Enxágue o animal até tirar todo o xampu. O processo é importante para evitar que o cosmético se acumule no pêlo.
Use água morna - nem quente, nem fria demais!

  • Amacie o pelo

Aplique o condicionador, deixe agir por uns dois minutos e enxágüe mais uma vez. Retire o excesso de água com as mãos e depois o enxugue bem com uma toalha macia. Retire os algodões que foram colocados no ouvido.

  • Secar e pentear

Com um secador comum, comece a secar o cãozinho. Aproveite esse momento para escovar os pêlos, com muita delicadeza, e desembaraçar os fios. Faça isso até sentir que os pêlos estão bem secos. Depois de seco, penteie o animal e pronto! Ele estará lindo e cheiroso!
Se ele se estressar com o secador, escolha um dia quente para o banho: enxugue-o com a toalha e deixe-o ao sol.
Se o bicho não for bem enxuto após o banho ele fica sujeito a infecções que provocam o conhecido "cheiro de cachorro molhado". É que o mau cheiro dos cães é fruto de uma reação química da água com secreções produzidas por eles.

De quanto em quanto tempo se deve dar banho nos cachorros?

A frequência do banho depende do estilo de vida do cachorro e do tipo de pelagem que ele tem, explica a médica veterinária Gisela Malagueta. De modo geral, recomenda-se o banho a cada 15 dias. Se for necessário, complemente a limpeza entre os banhos passando um pano umedecido em solução de água, álcool e vinagre branco em partes iguais.

Cães com pelagem densa devem tomar banho com intervalo maior para evitar que o excesso de umidade cause doenças na pele.

Fonte: mdemulher/bichos

3 comentários:

  1. Essas dicas são 10, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. o meu labrador se molha qse todos os dias, brincando na agua e ate deitando em cima do pote de agua será q faz algum mal a pele e os pelos denso dele?

    ResponderExcluir

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir