Você já deve ter presenciado a cena de um cãozinho fugindo do banho... Também pudera, muitos donos acreditam que dar banho no cachorro é um processo automático. Colocam o coitado embaixo da torneira, esfregam bastante sabão nele e pronto! É só deixá-lo ao sol para secar.
A veterinária Gisele do Carmo, do Quattro Zampe Pet Shop, de São Paulo (SP), explica que esse tipo de higiene é bem desagradável para o animal. "O banho deve ser cercado de cuidados. Usar um xampu próprio para cachorro e tampar o ouvido para não provocar infecção são duas regras básicas para evitar problemas", diz.
- Cuidado com as orelhas
Comece limpando delicadamente a orelha do cachorrinho usando um pedaço de algodão. A limpeza deve ser superficial para não machucar a região. Faça um rolinho de algodão - de preferência parafinado - e tampe os ouvidos do animal. Isso evita que a água entre no ouvido e cause uma infecção.
Converse docemente com o bicho, para diminuir o estresse.
- É hora da espuma!
Espalhe o xampu no corpo todo e esfregue-o com uma esponja macia. Dê atenção especial para as patas e a região embaixo do rabinho.
Use sabão veterinário, nunca produtos humanos.
- Água e mais água
Enxágue o animal até tirar todo o xampu. O processo é importante para evitar que o cosmético se acumule no pêlo.
Use água morna - nem quente, nem fria demais!
- Amacie o pelo
Aplique o condicionador, deixe agir por uns dois minutos e enxágüe mais uma vez. Retire o excesso de água com as mãos e depois o enxugue bem com uma toalha macia. Retire os algodões que foram colocados no ouvido.
- Secar e pentear
Com um secador comum, comece a secar o cãozinho. Aproveite esse momento para escovar os pêlos, com muita delicadeza, e desembaraçar os fios. Faça isso até sentir que os pêlos estão bem secos. Depois de seco, penteie o animal e pronto! Ele estará lindo e cheiroso!
Se ele se estressar com o secador, escolha um dia quente para o banho: enxugue-o com a toalha e deixe-o ao sol.
Se o bicho não for bem enxuto após o banho ele fica sujeito a infecções que provocam o conhecido "cheiro de cachorro molhado". É que o mau cheiro dos cães é fruto de uma reação química da água com secreções produzidas por eles.
De quanto em quanto tempo se deve dar banho nos cachorros?
A frequência do banho depende do estilo de vida do cachorro e do tipo de pelagem que ele tem, explica a médica veterinária Gisela Malagueta. De modo geral, recomenda-se o banho a cada 15 dias. Se for necessário, complemente a limpeza entre os banhos passando um pano umedecido em solução de água, álcool e vinagre branco em partes iguais.
Cães com pelagem densa devem tomar banho com intervalo maior para evitar que o excesso de umidade cause doenças na pele.
Fonte: mdemulher/bichos
Essas dicas são 10, parabéns!
ResponderExcluirAMEI AS DICAS
ResponderExcluiro meu labrador se molha qse todos os dias, brincando na agua e ate deitando em cima do pote de agua será q faz algum mal a pele e os pelos denso dele?
ResponderExcluir