A adaptação de cães em apartamentos sempre gera dúvidas, principalmente quando o bichinho já viveu parte da vida em uma casa com quintal e, depois, tem que acompanhar o dono ao novo lar. Muita gente também fica preocupada porque trabalha o dia todo e tem que deixar o cachorro sozinho. Mas o pior é saber enfrentar vizinhos e síndicos que querem proibir a presença de animais nos edifícios.
Para descobrir o que é mito e o que é verdade nesse assunto tão polêmico, o G1 ouviu a advogada e presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Vanice Orlandi, a veterinária Rosangela de Oliveira Alves Carvalho, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), e a veterinária Christina Malm, professora da Universidade Federal de Minas Gerais.
- O condomínio pode proibir o morador de ter cães?
Meia Verdade. Não há lei proibindo guarda de animais, e o condomínio não pode restringir o direito de propriedade. O dono pode recorrer à Justiça, mas há juízes que acatam a convenção condominial.
- Mesmo os cães grandes devem ser levados no colo nos elevadores do prédio?
Mentira. O dono não pode ser obrigado a pegar o animal no colo, porque isso não está previsto em lei. Mas o morador com o cão pode ficar restrito a usar a entrada e o elevador de serviço.
- Cães pequenos se adaptam mais facilmente a apartamentos?
Mentira. Cães menores precisam de menos espaço, mas as características individuais e da raça influenciam mais do que o tamanho. Um animal grande e tranquilo vive tão bem quanto um cão menor.
- Na ausência do dono, o cão se sente menos sozinho com o rádio ligado?
Mentira. Se ele se acostuma a ficar só, quando o dono sai, provavelmente dormirá. Há outros artifícios para minimizar o sofrimento do cão, como brinquedos e roupas com cheiro do dono.
- Deixar a varanda aberta é importante para o cão não se sentir confinado ?
Verdade. Funciona quando ele fica pouco tempo sozinho. Terá a sensação de que possui espaço ao ar livre e fica mais calmo. Mas o dono não pode deixá-lo só o dia todo e achar que ficará bem.
- Vedar portas e usar papel de parede ajudam a bloquear o ruído dos cães?
Meia Verdade. Por causa das unhas, o cão pode fazer barulho ao andar, então o uso de tapete é interessante. Mas nada disso abafa o som de latidos. A escolha certa do animal é mais importante.
- Se o bicho faz xixi e coco no apartamento, ele não precisa sair para passear?
Mentira. Todo cão precisa de atividade e deve sair pelo menos uma vez ao dia. Ao passear, ele entra em contato com o mundo e sente odores diferentes que são importantes para ele.
- É possível condicionar o cão a fazer xixi e coco no apartamento?
Verdade. Sim. Porém, se tiver hábito de passear, provavelmente passará a fazer na rua ao sentir o cheiro de outros cães. Ao sair, ele também força o dono a dar uma atividade a ele.
- Redes de proteção são importantes para evitar que o cão pule?
Mentira. Cães não têm o impulso de saltar por janelas, como os felinos fazem, mas a rede é importante para evitar acidentes.
- Doze horas é um período razoável para o cão permanecer sozinho diariamente?
Mentira. Cães não devem ficar tanto tempo sós, senão vivem um confinamento na solidão. O dono deve se organizar para dar atenção ao animal. Em último caso, podem ter companhia de outro cão.
Fonte: G1
Deixe seu Comentário:
Postar um comentário
Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet