Quando faz um cafuné no seu cão, sua mão fica cheia de pêlos? Você nem arrisca usar roupa escura por ter gatos? Varre tantos tufos que poderia fazer um bicho de pelúcia com eles? Então, você deve até se perguntar como seus bichos continuam fofinhos se vivem perdendo pêlo.
Um animal saudável tem essa perda duas vezes por ano: na primavera, quando surgem pêlos curtos e finos, e no outono, quando a pelagem fica comprida e grossa, para que o animal suporte o frio. Também é natural que o pêlo caia quando seu bicho fica velhinho.
A queda se torna preocupante quando é resultado de alguma doença. A queda patológica (alopecia), esta queda possui várias causas entre elas: micoses, sarnas e eczemas, são as chamadas doenças de pele ou pêlo.
Quando a queda de pêlos for localizada, a causa pode ser originada por parasitas ( fungos, sarnas e outros), sendo necessário um tratamento imediato evitando que a doença se espalhe até os seres humanos no caso da sarna (escabiose). Existem também outros tipos de alopecias como a alopecia areata, sua causa é nervosa e causa queda localizada de pêlos.
Escove seu bichinho
Ele vai adorar. Primeiro, escove contra os fios, para tirar os pêlos mortos; depois, no sentido normal, para dar brilho. Isso não diminui a queda, mas tira de vez os pêlos já soltos. Aproveite a hora da novela para essa boa ação.
Compre uma boa ração
Nada de dar sobras ou aquele pedacinho de frango que ele ficou “secando” no almoço. Compre uma ração de qualidade. Se seu animal de estimação tiver alergia, tenha ainda mais cuidado. Já existem no mercado algumas marcas de ração especial para bichos alérgicos ou para melhorar a pelagem.
Visite o veterinário
Se você perceber que manchinhas vermelhas, coceiras excessivas, pulgas e carrapatos estão tirando a paz do seu bicho, é hora de levá-lo ao veterinário. Ele pode até não gostar — e quem gosta de ir ao médico, né? —, mas é bom cuidar logo para que o problema não se agrave.
Para saber se a queda de pêlos é saudável ou causada por alguma doença, observe se o cão sente coceira, se há avermelhamento da pele, ou até mesmo inflamações no local onde ocorreu a queda de pêlo. A inflamação pode ser observada colocando a sua mão perto do local, se estiver mais quente que o resto do corpo isto indica que a área está realmente inflamada.
Ponha azeite na comida
Colocar na ração uma colher desse óleo deixa o pêlo mais brilhante. “Ele tem vitaminas e complexos minerais que ajudam a conservar a pelagem”, ensina Marcelo Hernandes. Mas antes de azeitar a tigela do seu cão ou gato, fale com um veterinário.
Dê um banho nele
Prepare-se para enfrentar fugas e choramingos, e dê um banho no seu bichinho. Cães devem ir para o chuveiro a cada 15 dias. Já os bichanos podem ficar mais tempo sem ducha porque, além de detestar água, eles são especialistas em banho de língua.
Fontes: mdemulher/Bichos, overdogs
Deixe seu Comentário:
Postar um comentário
Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet