0

Castrar ou não seu pet?

10 de novembro de 2010.

castracao

Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes.
Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, sendo este aumento determinado não somente pela reprodução destes animais, mas também pelo acasalamento indesejado de animais que possuem dono.
Estes proprietários, não tendo conhecimento nem condição de lidar com as constantes proles (ninhadas) nascidas em sua casa, as deixam "ao Deus dará", resultando na morte de milhares deles, o que muitas vezes pode ser evitado por meio da informação.

O que é a Castração?
É uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, a retirada dos testículos.
Representa um pequeno risco, como qualquer cirurgia. Ela é feita com anestesia geral e dura cerca de uma hora e meia
O animal não precisa ficar internado e a recuperação é rápida. O único cuidado pós-cirúrgico é usar uma proteção local contra uma eventual agressão bem ali. Depois de sete dias os pontos já podem ser retirados. 
Pode ser feita a partir dos 2 meses de idade e, no caso da fêmea, recomenda-se antes do primeiro cio.

Vantagens 
* Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero (ex: Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas), próstata e testículos.
* Elimina a Gravidez Psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva;
* Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
* Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
* Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
* Elimina os estados de excitação por falta de cruzamentos - e o aborrecimento e constrangimento do machinhos ficarem "montando" nas pernas das pessoas ou na mobília;
* Nas cadelas, elimina a inconveniente perda de sangue no período de cio (aproximadamente dez dias, duas vezes ao ano), assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
* Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Mitos
* O Animal engorda - ele tende a ficar um pouco mais sedentário, mas uma alimentação light e estímulos para prática de exercício físico previnem os quilos a mais.
* Ele não tomará mais conta da casa - alguns proprietários acham que por ser um cão de guarda este animal não deve ser castrado, mas a castração não afeta os instintos naturais de um cachorro para proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
* Causa incontinência urinária - Isso é muito raro. Só costuma ocorrer quando a castração é realizada antes dos 4 meses de idade.
* É muito caro - o custo da operação será amplamente compensado por futuros custos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e crias, bem como eventuais complicações no parto ou despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados.
* O animal fica ‘frouxo’ - ele nunca saberá o que está perdendo, mesmo que já tenha cruzado alguma vez. Ele tem vontade sim, mas por um simples mecanismo hormonal, segue apenas o instinto; logo se tirarmos seus testículos, este estímulo hormonal desaparece, e ele não sente mais vontade de cruzar.

Fontes: saudeanimal.com.br, saude.abril.com.br, arcabrasil.org.br

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir