0

Como evitar que seu gato fique obeso

11 de julho de 2013.

como-evitar-que-seu-gato-fique-obesoCada vez mais bichanos se encontram fora de forma, e tamanha fofura, longe de ser inofensiva, está por trás de distúrbios graves.

Um trabalho da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comprova: gatos gordos tendem a apresentar colesterol desregulado e diabete.

Por que eles andam balofos? "Muitos animais ficam sozinhos durante o dia e se tornam sedentários. E, para compensar sua ausência, os donos oferecem petiscos demais", diz a veterinária Fernanda Fragata, de São Paulo.

Com a domesticação, os gatos passaram a ter hábitos muito diferentes do que tinham em vida selvagem. Seus dias eram divididos em diversas atividades que dispendiam um grande gasto energético.

• Os gatos tinham o hábito de caçar sua alimentação, o que tomava tempo e muita energia.

• Gatos selvagens dormiam em média 12 horas por dia, gatos em ambientes "domésticos" dormem até 18 horas por dia, o que diminui muito seu tempo de vigília e com isso o gasto energético.

• O Hábito de se limpar é uma atividade que dispende muito tempo para gatos, cerca de 30% do seu tempo de vigília, que pode ter um significado social em caso de higiene mútua.

• Brincar era um hábito restrito aos filhotes, hoje deve ser estimulado durante toda a vida do animal, pois é uma importante forma de gastar energia.

É hora de emagrecergato-gordo

A obesidade está intimamente relacionada com o equilíbrio entre a aquisição de energia e o seu gasto. Se a ingestão energética for maior do que o seu gasto, isto implicará em aumento de peso. Para evitar isso, a dieta do gato deve ser ajustada de acordo com o modo de vida e os hábitos do animal.
"Faça seu gato se exercitar, no mínimo, meia hora por dia. Vale, por exemplo, brincar com ele usando bolinhas. Rações específicas também são recomendadas", orienta Fernanda.
Se for um animal castrado, que fica confinado em um apartamento sem atividade física alguma, ele deve comer uma ração de baixa energia e deve-se oferecer a quantidade indicada pelo fabricante de acordo com o peso do animal.
Existem no mercado rações de excelente qualidade com uma variedade incrível de sabores e hábitos de vida: gatos castrados, gatos de apartamento, gatos sensíveis, gatos de apetite seletivo, e por aí você escolhe o que mais se adapta ao seu animal.

Orientação médica é essencial gatogordo

O emagrecimento de um animal nessas condições deve ser orientado e assistido por um Médico Veterinário, pois emagrecer um gato requer um cuidado maior do que emagrecer um cão.
A perda de peso no felino deve ser mais lenta, pois ao emagrecerem de forma brusca eles podem desenvolver uma doença chamada Lipidose Hepática gerando sérias complicações metabólicas

Outras doenças que a obesidade felina pode causar:

· Diabete;
· Hipertensão;
· Doenças Articulares (tais como Artrose e Artrite);
· Doenças do Trato Urinário;
· Constipação;
· Distúrbios dermatológicos.

 

Fonte: MdeMulher, BBel

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

Comentários com links, palavrões, xingamentos e/ou palavras ofensivas não serão publicados!!!
Obrigado pela visita e volte sempre!
Farmavet

 
Farmavet © Copyright | Template By Mundo Blogger | Modificado por Das
Subir